PERFIL DAS INTOXICAÇÕES NOTIFICADAS NA PARAÍBA, DE 2009 A 2013
Resumen
O uso abusivo de substâncias não prescritas por profissionais de saúde, acidentes com animais peçonhentos e não peçonhentos, além do consumo ilegal de drogas caracterizam os principais motivos de intoxicações graves e possíveis óbitos. Esse artigo propôs a traçar o perfil epidemiológico das intoxicações notificadas no Estado da Paraíba, de 2009 a 2013. Foram utilizadas as fichas do Sinan dos dois únicos Centros de Controle de Intoxicação da Paraiba, localizados em João Pessoa (Ceatox-JP) e Campina Grande (Ceatox-CG). Foi observado que a população estudada é tipicamente feminina (56,14%), urbana (87%), na faixa etária de 20 a 29 anos (20,1%) e de escolaridade intermediária, com 38,5% não tendo concluído o ensino fundamental. A circunstância mais prevalente no estudo foi o acidente individual (89,5%), ocasionado, principalmente por acidente escorpiônico (54,9%). Na análise de riscos, o paciente do Ceatox-CG possui cinco vezes mais risco de intoxicação por medicamentos do que o paciente do Ceatox-JP (p=0,000) e acidentes escorpiônicos são cerca de seis vezes mais comuns nos intoxicados atendidos pelo Ceatox-JP.
- Tabela 01: Análise de riscos dos cruzamentos da variável CENTRO com os agentes tóxicos, circunstâncias e evolução mais prevalentes (Português (Brasil))
- Aprovação do Comitê de ética (Português (Brasil))
- Declaração de transferência de Direitos Autorais (Português (Brasil))
- Tabela 01: Regressão logística das variáveis significativas com a variável “óbito” como desfecho. (Português (Brasil))
- Tabela 02: Análise de riscos dos cruzamentos da variável CENTRO com os agentes tóxicos, circunstâncias e evolução mais prevalentes (Português (Brasil))
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.