A INDISCIPLINA E O DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

  • Fernanda Fresneda Villibor Faculdade de Ciências do Tocantins Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos
  • Gilson César de Freitas Faculdade de Ciências do Tocantins
  • Rosa Maria F. Rocha Machado Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína- FAHESA/ITPAC
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins.

Resumen

O trabalho do professor no ensino superior se configura como de grande responsabilidade, uma vez que está em suas mãos, ou pelo menos em parte, a formação de profissionais para um setor produtivo altamente competitivo e em constantes mudanças. No percurso natural de desenvolvimento de suas atividades profissionais, o docente contemporâneo se depara com diversas questões, que estão além da estrita competência científica constituída de uma formação acadêmica sólida. Uma delas, a que pretendemos abordar neste ensaio, é a indisciplina em sala de aula, problema complexo que tem acompanhado as mudanças paradigmáticas do processo ensino-aprendizagem. Ao se deparar com o problema da indisciplina, o professor precisa refletir a sua prática, fazendo uma autocrítica sobre o seu papel e suas fragilidades no processo ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Fernanda Fresneda Villibor, Faculdade de Ciências do Tocantins Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Odontopediatria e Docência do Ensino Superior

Mestre e Doutora em Ciências

Doutoranda em odontopediatria

Professora do Curso de odontologia da FACIT nas disciplinas de Biossegurança e Microbiologia

Professora de Odontopediatria do ITPAC

Gilson César de Freitas, Faculdade de Ciências do Tocantins

Graduado em Ciências Contábeis pelo ITPAC.

Pós-graduando em Docência Universitária FAHESA/ITPAC. 

Rosa Maria F. Rocha Machado, Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína- FAHESA/ITPAC

 Graduada em Psicicologia.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Administração Escolar.

Professora de Psicologia no cursos da área da saúde e responsável pela implantação do serviço de orientação e apoio psicopedagógico da FAHESA/ITPAC . 

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins.

 Graduado em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993)

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Segundo Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura, Escrita e Literatura: história, políticas e ensino (GEPLEL). Coordenador do ProfLetras (Mestrado profissional em Letras). Professor do programa de pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização da literatura, Guimarães Rosa e literatura comparada.

Publicado
2015-12-23
Cómo citar
Villibor, F. F., de Freitas, G. C., Machado, R. M. F. R., & Melo, M. A. de. (2015). A INDISCIPLINA E O DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA CEREUS, 7(3), 70-84. Recuperado a partir de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/798