A INDISCIPLINA E O DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
O trabalho do professor no ensino superior se configura como de grande responsabilidade, uma vez que está em suas mãos, ou pelo menos em parte, a formação de profissionais para um setor produtivo altamente competitivo e em constantes mudanças. No percurso natural de desenvolvimento de suas atividades profissionais, o docente contemporâneo se depara com diversas questões, que estão além da estrita competência científica constituída de uma formação acadêmica sólida. Uma delas, a que pretendemos abordar neste ensaio, é a indisciplina em sala de aula, problema complexo que tem acompanhado as mudanças paradigmáticas do processo ensino-aprendizagem. Ao se deparar com o problema da indisciplina, o professor precisa refletir a sua prática, fazendo uma autocrítica sobre o seu papel e suas fragilidades no processo ensino-aprendizagem.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.