CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE MEDIDAS PREVENTIVAS DO PÉ DIABÉTICO NOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE CONTROLE DO DIABETES NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS.
Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus(DM) é um importante agravo à saúde pública atual, podendo originar a neuropatia e a vasculopatiadiabética. A integridade dos pés pode ser comprometida, acarretando amputações, merecendo atenção da equipe de saúde. OBJETIVO: Identificar as práticas de cuidados que contribuam para a prevenção do pé diabético em pacientes com DM atendidos pelo Programa de Controle do Diabetes no município de Gurupi-TO, refletindo o grau de conhecimento. MÉTODO: Estudo observacional, descritivo com recorte transversal e análise quantitativa de dados desenvolvido em duas Unidades de Saúde em Gurupi – TO, aprovado pelo CEP. Para a coleta de dados foi utilizado formulário tipo inquérito CAP (Conhecimento, Atitudes e Práticas) adaptado. RESULTADOS: 49,1% (n=30) tinham mais de 60 anos, 72,1%(n= 44) eram do sexo feminino e 37,7%(n=23), casados; 36% (n=22) possuíam o ensino fundamental incompleto; 47,5% (n=29) com renda mensal de até 2 salários mínimos; 63,9% (n=39) tinham o diabetes a mais de 5 anos. Houve significância para uso de sapatos fechados entre homens em ambas as unidades de saúde (p=0,001) e, somente para a unidade da periferia, o hábito de secar os pés após o banho em diabéticos foi significativo (p=0,032). CONCLUSÃO: Os pacientes diabéticos com tempo de doença inferior a 60 meses realizam práticas preventivas acerca do autocuidado para com os pés, evidenciando certo conhecimento. Acredita-se que isto contribuirá para a minimização dos avanços da doença para o pé diabético. Têm-se indicadores que subsidiarão o monitoramento das ações do programa de controle do diabetes em escala local e regional.
Publicado
2016-12-29
Como Citar
Silva Júnior, D. S. da, Costa, K. S. da, Arantes, M. G., Moreira, A. A., Costa Júnior, A. F. da, & Schneid, J. L. (2016). CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE MEDIDAS PREVENTIVAS DO PÉ DIABÉTICO NOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE CONTROLE DO DIABETES NO MUNICÍPIO DE GURUPI, TOCANTINS. REVISTA CEREUS, 8(3), 115 - 132. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1058
Seção
Artigos
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.