INTERVENÇÃO EDUCATIVAS PARA GESTANTES : AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Márcia Valéria Bezerra Cunha Fundação Escola Publica de Palmas FESP Centro Universitario Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
  • Layanne Santos Carneiro Fundação Escola de Saúde Publica de Palmas FESP Centro Universitario Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
  • Danielle Rosa Evangelista Fundação Escola de Saúde Publica de Palmas FESP Universidade Federal do Tocantins UFT
  • Joana Dias de Oliveira FACULDADE DE PALMAS (FAPAL)

Resumo

Objetivou-se avaliar o nível de conhecimento das gestantes após a realização da intervenção educativa. A proposta de intervenção foi voltada especificamente para gestantes e seus acompanhantes que são atendidas pelas equipes 08, 09 e 71 no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins no período de setembro a outubro de 2016, no município de Palmas-Tocantins. Aplicou-se questionário semiestruturado com 5 perguntas norteadoras que foi aplicado antes e após cada módulo para avaliar o conhecimento das gestantes, tendo apenas uma resposta correta. A intervenção foi dividida em cinco módulos o desenvolvimento da gestação houve participação de 7 gestantes, aleitamento materno 10 gestantes, saúde bucal foram 12 gestantes, nutrição 14 gestantes e direito da mulher na gestação foram 10 gestantes. Em análise ao nível de conhecimento das gestantes variou de pouco conhecimento com nota 4 até muito bom conhecimento com nota 10. Após a intervenção, aumentou o nível de conhecimento. De um modo geral, as gestantes conseguiram aperfeiçoar o nível de conhecimento sobre os temas, sendo assim importante para melhoria na qualidade de assistência da realização do pré-natal com um olhar mais holístico sobre o período gestacional. PALAVRAS-CHAVE: Gestação; Educação em saúde; Saude da Mulher
Publicado
2018-09-19
Como Citar
Bezerra Cunha, M. V., Santos Carneiro, L., Rosa Evangelista, D., & Dias de Oliveira, J. (2018). INTERVENÇÃO EDUCATIVAS PARA GESTANTES : AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO. REVISTA CEREUS, 10(3), 1-16. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1767
Seção
Artigos