O MODELO DE HÉLICE TRIPLA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO
Resumo
As relações entre universidades, empresas e governo estão mostrando que as universidades, além de suas clássicas atividades de ensino e pesquisa, estão incorporando uma terceira atividade: a atuação no desenvolvimento econômico local e regional, onde o financiamento público para a universidade está condicionado à sua contribuição direta para a economia. O trabalho tem como guia a discussão da hipótese de que as atividades de ensino, pesquisa e extensão ocorrem no ensino superior público e privado e podem ser explicadas pelo Modelo de Hélice Tripla, de formas diferentes. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou verificar, através de um estudo de caso em duas IES de São Carlos-SP, sendo uma pública e outra privada, como ocorrem as parcerias em Hélice Tripla. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso documental e exploratório, e a unidade de análise compreendeu documentos relativos a Programas de Extensão das duas Instituições de Ensino Superior (IES). Como resultado da pesquisa, foi possível identificar como se apresentam as parcerias em Hélice Tripla nas IES, partindo de características apresentadas no Modelo; verificar como as parcerias beneficiam os agentes representados pelas três pás; e verificar como a sociedade é atingida pelas atividades da academia (extensão). Conclui-se que a discussão dos resultados alcançados pode contribuir para a compreensão da problemática em torno dos estudos sobre a Metodologia de Hélice Tripla nas IES brasileiras.
Copyright (c) 2017 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.