COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E APROPRIAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA CTS
Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar e compreender os quatro modelos existentes da comunicação pública, além de promover uma reflexão no que diz respeito à aproximação e fusão da Comunicação Pública da Ciência (CPC) com o Campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Também propõe questionamentos que buscam refletir qual dos possíveis modelos de comunicação pública já existentes se alinham aos pressupostos do Campo CTS por abarcarem uma noção mais democrática e acessível e que viabilizem a real apropriação social da ciência. Para fomentar estas reflexões, o método utilizado foi o de levantamento bibliográfico, com revisão de literaturas nacional e internacional na área. A publicação aponta que o modelo de déficit é atualmente predominante na divulgação científica do Brasil e que, portanto, a participação pública ainda é incipiente e os cidadão ainda não assumiram um papel protagonista no que diz respeito à apropriação social da ciência. Também resulta num quadro elucidativo sobre as diferenças e particularidades de dois principais modelos, sugerindo, por fim, que o modelo democrático de comunicação pública e um possível quinto modelo, de apropriação social da ciência, são os que mais se aproximam dos Estudos CTS e vão de encontro com uma comunicação pública da ciência mais democrática e participativa.
Copyright (c) 2017 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.