A BIODIVERSIDADE E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Resumo
A Biodiversidade constitui-se como elemento essencial no processo de produção e do desenvolvimento científico nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), pois além dos instrumentos legais pertinentes à tutela jurídica para a conservação e preservação do meio ambiente, deve ser analisada a questão referente à repartição de benefícios às comunidades tradicionais no tocante ao produto ou processo baseado nos saberes que estão elencados em projetos de pesquisa ou produtos que são comercializados por empresas ou ICTs no mercado de consumo, que podem ser objeto do sistema de patentes ou de inovações. Nesse sentido, o objetivo[1] deste trabalho é provocar a reflexão e a discussão no tocante às estratégias e planejamento para a conservação da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais para a gestão da inovação tecnológica. O método aplicado é o descritivo e narrativo fundamentado na pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental para análise e compreensão dos conceitos e das normas específicas. Por conseguinte, como resultados esperados, pretende-se estimular a discussão para a formulação de Políticas Públicas e para a inclusão e participação social no processo de gestão tecnológica para a conservação da biodiversidade e do conhecimento tradicional no Brasil.
[1] Reflexões realizadas na disciplina "Teorias e Metodologias Interdisciplinares Aplicadas ao Campo CTS" (PPGCTS/UFSCar), ministrada pelo Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro, 1º semestre de 2016.
Copyright (c) 2019 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.