ATIVIDADES CIRCENSES COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES

  • Daniele Gonçalves Lisbôa Gross Universidade de Gurupi - UnirG
  • Anna Karoline Nogueira de Santana Universidade de Gurupi - UnirG
  • Michele Aguiar de Lima Oliveira
  • Letícia Gama
  • Wylker Souza Saraiva Universidade de Gurupi - UnirG
  • Maisa Bruna de Morais Teixeira do Nascimento Universidade de Gurupi - UnirG
  • Iron Martins Lisbôa Junior SEDUC-TO

Resumo

As atividades circenses estão combinadas com movimentos da cultura corporal e faz menção às práticas inseridas na Educação Física Escolar, contudo o tema a ser trabalhado neste estudo são atividades circenses como conteúdo nas aulas de Educação Física. O objetivo do referido estudo foi, verificar os limites e possibilidades de inserção das atividades circenses como conteúdo nas aulas de Educação Física e como esse conteúdo tem sido trabalhado na proposta curricular de Gurupi-TO. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo e documental, de natureza qualitativa e se desenvolveu a partir de uma perspectiva exploratória descritiva. Para a análise das informações obtidas a partir da entrevista semiestruturada, utilizou-se da técnica de análise de dados elaborada por Moreira, Simões e Porto (2006). Para análise documental foi utilizado na perspectiva de Bardin (2009). As atividades circenses em sua totalidade não se apresentam no documento referência. Todos os entrevistados confirmam já trabalhar com atividades circenses em suas aulas de Educação Física, porém, há falta de materiais e estrutura para tal prática. Contudo é possível perceber que as atividades circenses, no documento referência são percebidos nos conteúdos, como atividades rítmicas e expressivas ginástica, jogos e esportes. As principais limitações são, portanto, a falta de materiais e de espaço adequado. No que concerne às possibilidades pode-se afirmar que está no poder adaptar e estimular a criatividade nos alunos através das atividades circenses.

Biografia do Autor

Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Universidade de Gurupi - UnirG
Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Gurupi - UNIRG (2007). Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Específico de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação - IEP (2008). Professora de cargo efetivo da rede estadual de ensino do Estado do Tocantins. Professora de ensino superior do curso de Educação Física da Universidade de Gurupi - UnirG. Atuei como professora supervisora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2017-2018) do curso de Educação Física, como professora de educação básica e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Gurupi-TO. Professora Orientadora da Liga Interdisciplinar de Processos Educativos - LIPE (desde 2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Educação Física Escolar e Currículo.
Anna Karoline Nogueira de Santana, Universidade de Gurupi - UnirG
Graduada Licenciatura em Educação Física pela UNIRG
Michele Aguiar de Lima Oliveira
Graduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade de Gurupi - UnirG 
Letícia Gama
Formação acadêmica inclui Graduação em Educação Física, - Licenciatura e Bacharelado; Especialização em Educação Física Escolar, Atividade física e Lazer; Docência no Ensino Superior.
Wylker Souza Saraiva, Universidade de Gurupi - UnirG
Mestrando em Educação Física UCB- Universidade Católica de Brasilia-Graduado em Educação Física 2001/1 no Centro Universitário Unirg. Especialização em Educação Física com ênfase em treinamento Esportivo (Iep-Marabá-PA). Atualmente professor substituto do Curso de Educação Física do Centro Universitário Unirg e em 2015/2 começa a exercer sobre regime estatuário no Município de Gurupi o cargo de Professor de Educação Física.
Maisa Bruna de Morais Teixeira do Nascimento, Universidade de Gurupi - UnirG
Graduada em Educação Física - Licenciatura pela Universidade de Gurupi - TO.
Iron Martins Lisbôa Junior, SEDUC-TO
Graduado em Educação Física pela Universidade de Gurupi - TO; Especialista em Educação Física Escolar pelo IEP
Publicado
2019-12-20
Como Citar
Gross, D. G. L., Santana, A. K. N. de, Oliveira, M. A. de L., Gama, L., Saraiva, W. S., Nascimento, M. B. de M. T. do, & Lisbôa Junior, I. M. (2019). ATIVIDADES CIRCENSES COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. REVISTA CEREUS, 11(4), 163-176. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2959
Seção
Artigos