Mathematical model for the propagation of COVID-19 in the Brazilian population with the insertion of the vaccine against disease
Resumo
A aplicação de campanhas de vacinação contra doenças epidemiológicas é de grande importância para o seu controle e erradicação, principalmente devido à alta taxa de infecção e mortalidade destas doenças. Este trabalho tem como objetivo a apresentação de dois modelos matemáticos do processo de transmissão da COVID-19, sem e com a vacina contra a doença, para análise sistemática do melhor cenário. Em ambos os modelos são considerados apenas a evolução temporal do processo, tendo assim, um modelo matemático descrito por um sistema de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs). Para a obtenção dos resultados numéricos, é utilizado o Método de Diferenças Finitas Regressivas, a fim de, determinar o período de imunidade coletiva e o impacto da vacina na população brasileira. No decorrer do trabalho, enfatizamos a importância em investimentos na fabricação de medicamentos e vacinas, e campanhas de vacinação contra a doença.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.