Olhar materno sobre o Teste do Pezinho
Resumo
O teste do Pezinho, junto ao teste da Orelhinha, do Olhinho, da Linguinha e do Coraçãozinho, possui vasta relevância no diagnóstico precoce de possíveis distúrbios que possam prejudicar o crescimento do neonato. Possui como principal finalidade a detecção de patologias infecciosas e genéticas, conhecidos como erros inatos do metabolismo, que são assintomáticas ao nascer. Frente a esse tema, o presente estudo tem como objetivo central compreender a percepção materna sobre o Teste do Pezinho. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, transversal com abordagem qualitativa, realizada em centro de referência de um município no sul do estado do Tocantins. O público alvo foram as puérperas acompanhadas dos seus recém-nascidos, que passaram pela realização do Teste do Pezinho. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro do ano de 2021, participaram da pesquisa dez puérperas. Observou-se que as mães consideram o teste importante, mas apresentam conhecimento superficial sobre o teste, a família não se apresentou como fator que influenciou na realização do teste, a escolaridade se apresentou como fator que pode contribuir na falta de conhecimento e o desconhecimento sobre as patologias triadas ficou evidente e o local mais citado como local de informação foi o ambiente hospitalar. Conclui-se que as atividades de educação em saúde devem ser aprimoradas no âmbito da atenção primária e a rede de apoio das gestantes devem ser inseridos nesta sensibilização.
Palavras-chave: Percepção. Triagem Neonatal. Teste do Pezinho. Educação em Saúde.
Copyright (c) 2022 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.