Avaliação da qualidade do planejamento reprodutivo dos centros de saúde do território Xerente

  • Tetrynha Reis Arruda do Vale
  • Maria do Socorro Rocha Sarmento
  • Patrícia Rogaslki Lima
  • Erivaldo da Silva Soares Filho
  • Helierson Gomes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Andrielly Gomes de Jesus Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada do sistema de saúde para o cuidado contínuo e integral ao indivíduo no contexto da família e da comunidade. É o ponto da rede mais próximo do território sendo cenário preferencial do planejamento reprodutivo. O estudo apresenta como objetivo avaliar a qualidade do Planejamento Reprodutivo do Território Xerente de Palmas, Tocantins, por meio da aplicação do questionário estruturado de Avaliação de Serviços de Saúde Reprodutiva (QASAR) aos profissionais agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Este instrumento é dividido em três dimensões: estrutura, organização e assistência. Os dados foram tabulados em tabelas utilizando o Software Microsoft Office Excel do Windows 2016 para a depuração dos dados e análise das variáveis categóricas e numéricas. Participaram da pesquisa 35 profissionais dos centros de saúde e comunidade. Como resultado, o serviço foi classificado com avaliação intermediária nas dimensões estrutural e organizacional, e qualidade incipiente na dimensão assistencial. Para alcançar melhores resultados é essencial a superação dos problemas existentes e aperfeiçoamento das ações no território.

 

Biografia do Autor

Maria do Socorro Rocha Sarmento

Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal da Paraíba (2001-2002), respectivamente. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. É especialista em direito Ambiental e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Vigilância em Saúde e Preceptoria do SUS, pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Bióloga em Saúde - Secretária Municipal de Saúde de Palmas/TO, atuando na Fundação Escola de Saúde Pública é chefe na Divisão de Educação Permanente em Saúde e tutora da residência médica e multiprofissional da FESP. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia ambiental, humana e da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Epidemiologia, saúde do trabalhador, direito ambiental e ecologia humana e metodologias ativas de aprendizagem.

Patrícia Rogaslki Lima

Especialista com residência em Saúde da Família e Comunidade (2018 - 2020), pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Colinas do Tocantins - TO (UNIESP S.A), (2017) Foi membro fundadora da Liga Acadêmica de Feridas Crônicas - (LAFC) (2016). Atualmente Mestranda no Programa de Pós-graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSapst) pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus EMVZ - Araguaína - TO e membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher (GRUPESM) - Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas - TO.

Erivaldo da Silva Soares Filho

Pós - Graduado (2018-2019) Em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Graduado em Enfermagem (2017) (UNIESP S.A), BRASIL. Faculdade de Colinas do Tocantins. Enquanto Acadêmico fui Membro Fundador da Liga Acadêmica de Feridas Crônicas - LAFC (2016), Atuando no Período de um Ano Como Presidente. Atualmente desempenhando função de Enfermeiro na Casa de Prisão Provisória de Palmas - CPPP - Integrando equipe de saúde prisional.

Helierson Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Biologia parasitária na Amazônia (UEPA/IEC), Mestrado em Ciências ambientais e Saúde PUC-GO, Especialista em Enfermagem do Trabalho (2010), Graduado pela Universidade UNIRG (2009). Experiência como Coordenador Adjunto do curso de Enfermagem UEPA (2013-2016) e Coordenador de Enfermagem da Unidade de Saúde de Bandeirantes- TO (2011). Atualmente atuo como Professor do Magistério superior curso de Medicina Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência nas áreas de Enfermagem na Atenção Básica, Hospitalar e Docência. Tem como linhas de pesquisa Epidemiologia, saúde ambiental e promoção de saúde.

Andrielly Gomes de Jesus, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Unirg. Especialista em Gestão em Saúde Pública, Coletiva e da Família. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Doutora em desenvolvimento Regional pela UFT. Atualmente é docente no curso de Medicina pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Publicado
2022-07-07
Como Citar
Tetrynha Reis Arruda do Vale, Maria do Socorro Rocha Sarmento, Patrícia Rogaslki Lima, Erivaldo da Silva Soares Filho, Helierson Gomes, & Andrielly Gomes de Jesus. (2022). Avaliação da qualidade do planejamento reprodutivo dos centros de saúde do território Xerente. REVISTA CEREUS, 14(2), 212-225. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3750
Seção
Artigos