Entomopathogenic fungi from Brazil for control of Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae): A systematic review

Resumo

Foi realizado levantamento bibliográfico para revisão sistemática dos estudos realizados entre 2000 e 2020 com fungos entomopatogênicos isolados no Brasil para controle do mosquito vetor Aedes aegypti. As buscas foram realizadas nas bases de dados Google Scholar, Science Direct, Pubmed e Scielo. Foram utilizados os seguintes descritores: fungos entomopatogênicos; Aedes aegypti; Brasil. Os critérios de inclusão foram estudos sobre a atividade de fungos isolados no Brasil contra Ae. aegypti entre 2000 e 2020; estudos que não utilizaram fungos isolados no Brasil ou que não especificaram a origem dos fungos foram excluídos. Foram recuperados 2.361 artigos; após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 30 artigos. Metarhizium anisopliae é o fungo mais estudado contra Ae. aegypti no Brasil. Foi citada em 36,6% dos estudos, seguida por Beauveria bassiana (12,2%). A idade adulta é o estágio de desenvolvimento mais frequentemente avaliado para Ae. aegypti, sendo os óleos minerais e vegetais os adjuvantes mais citados nas formulações. Em associação com Metarhizium anisopliae, o único agente químico avaliado foi o imidaclopride, que é eficaz no controle de espécimes adultos de Ae. aegypti. Este estudo traz um cenário de estudos utilizando fungos nativos do Brasil para o controle de Ae. aegypti e expõe as lacunas que precisam ser preenchidas para o desenvolvimento de novos bioprodutos.

Palavras-chave: Arbovírus. Metarhizium anisopliae. Beauveria bassiana.

Biografia do Autor

Leila Priscila Peters

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007). Mestrado (2011) e doutorado (2016) em Ciências pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) no programa de Genética e Melhoramento de Plantas. Realizou pós-doutorado pelo programa de Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia, na Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de genética e microbiologia, com ênfase em genética molecular e bioquímica da interação entre plantas e microrganismos e também tem experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal do Acre.

Clarice Maia Carvalho, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Acre, Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada e médica, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de novos antimicrobianos, microrganismos endofíticos, basidiomicetos, controle biológico de pragas e vetores, micoses sistêmicas.

Publicado
2023-07-09
Como Citar
Queiroz Mendonça, G. R., Peters, L. P., & Maia Carvalho, C. (2023). Entomopathogenic fungi from Brazil for control of Aedes aegypti L. (Diptera: Culicidae): A systematic review. REVISTA CEREUS, 15(2), 249-263. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4186
Seção
Artigos