Despesa com pessoal : um estudo a partir das contas de 2016 a 2019 dos municípios da região sul do disponibilizadas pelo TCE-TO
Resumo
O controle social é composto pelas diversas formas pelas quais a sociedade regula o comportamento de seus membros. O controle é exercido por regras, valores, leis, instituições e mecanismos informais que moldam o comportamento e mantêm a ordem social. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar o gasto com pessoal dos municípios da região sul do Tocantins nos anos de 2016 a 2019, a partir dos Pareceres Prévios emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado, de forma a identificar os municípios que excederam o limite de gastos com pessoal e contribuíram diretamente para irregularidades, de forma a sustentar a opinião técnica do TCE-TO à emissão do Parecer Prévio referente à Rejeição destas contas. Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, em relação à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e em relação aos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa documental. Os municípios de Alvorada, Sucupira e Talismã destacaram-se por terem 100% das suas contas aprovadas. Já o município de Formoso do Araguaia teve o pior desempenho no período.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.