Valoração econômica de produtos florestais não madeireiros Revisão bibliométrica
Resumo
A exploração de produtos florestais não madeireiros emerge como uma poderosa alternativa para combater o desmatamento, especialmente na região amazônica. Estes recursos já são tradicionalmente utilizados pelos povos indígenas, incluindo ervas medicinais, óleo de copaíba, andiroba e uma ampla variedade de frutos, como a castanha-do-brasil. À medida que a demanda por esses produtos cresce, torna-se imperativo atribuir valor a eles. Neste estudo, conduzimos uma metanálise, uma ferramenta utilizada para integrar resultados de estudos independentes sobre a mesma linha de pesquisa ao longo dos últimos 30 anos. Nossas análises abrangeram a produção científica anual, a colaboração entre autores e a média de citações por ano. Os resultados revelaram alguns pontos de preocupação. Houve uma diminuição na produção de estudos sobre esse tema ao longo do tempo, uma baixa quantidade de autores interessados no assunto, com cada autor contribuindo apenas uma vez, e uma média de citações que indica interesse principalmente nos primeiros anos de pesquisa. Esses achados destacam a necessidade urgente de incentivo por parte de órgãos governamentais, instituições acadêmicas e organizações ambientais para promover pesquisas contínuas e colaborativas nessa área. Além disso, é essencial que se promova o engajamento de mais pesquisadores e a valorização das descobertas relacionadas à exploração sustentável de produtos florestais não madeireiros, a fim de proteger a Amazônia e suas riquezas naturais de maneira eficaz.
Copyright (c) 2024 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.