EMAGRECER: DIETAS DA MODA VERSUS REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

  • Valéria de Lemos Brandão Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
  • Ilson Divino do Nascimento Filho Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
  • Wataro Nelson Ogawa Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.

Resumo

O cenário epidemiológico atual revela o incremento na prevalência de sobrepeso/obesidade na população brasileira. Em tempos modernos, com a tendência ao ganho de peso, o culto ao corpo ganha espaço com o ideário de corpos fortes, torneados e magros, influenciando o modo pelo qual o corpo se apresenta para si próprio – a imagem corporal. Nesse contexto, surgem as dietas da moda que, mesmo consideradas inadequadas do ponto de vista nutricional, conseguem muitos adeptos por proporcionarem uma perda rápida de peso. A alternativa para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, alcançar a redução de peso é o que se conhece por (re)educação alimentar. Assim, o objetivo desse artigo de revisão é propor reflexões acerca das circunstâncias e consequências das dietas da moda e da educação nutricional como opções para o emagrecimento. Ressalta-se o papel do educador em saúde na promoção da educação nutricional, reforçando que o emagrecimento precisa ser uma medida necessária para alcançar qualidade de vida e saúde e, não, como uma exigência imediata de mercado.

Palavras-chave: Emagrecimento. Dietas da moda. Educação nutricional. Reeducação alimentar.

Biografia do Autor

Valéria de Lemos Brandão, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e discente do Curso de Medicina, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.

Ilson Divino do Nascimento Filho, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Discente do Curso de Odontologia, Centro Universitário UnirG, Gurupi/TO.
Publicado
2014-09-12
Como Citar
Brandão, V. de L., Nascimento Filho, I. D. do, & Ogawa, W. N. (2014). EMAGRECER: DIETAS DA MODA VERSUS REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. REVISTA CEREUS, 6(2), 154 a 160. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/551