USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DA ESTOMATITE AFTOSA RECORRENTE NA CIDADE DE PETROLINA – PERNAMBUCO
Resumo
Introdução: A estomatite aftosa recorrente é uma condição comum na cavidade oral, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, as quais podem ser múltiplas ou solitárias e que podem ser tratadas com plantas medicinais. Objetivo: Fazer um levantamento das principais espécies utilizadas no tratamento de aftas em Petrolina-PE. Métodos: Foram entrevistadas 580 pessoas, utilizando um questionário semiestruturado. O projeto foi cadastrado (CAAE Nº 01040441000-11) e aprovado pelo comitê de Ética da UNIVASF (Protocolo Nº 004/0190811). As entrevistas foram realizadas na unidade de saúde ou nas residências. A análise estatista foi realizada através de médias, frequências e através do teste Qui-quadrado de Pearson, considerando o nível de significância de 5%. Resultados: 430 (74,14%) dos entrevistados foram do sexo feminino. A doença foi relatada em 376 (64,83%) pessoas da população estudada. 180 (31,03%) pessoas afirmaram que tratavam suas aftas com plantas medicinais. Das 23 plantas citadas no nosso estudo, as mais usadas foram Romã (Punica granatum L.) com 111 citações (19,13%), Babosa (Aloe vera L.) com 10 citações (1,72) e Limão (Citrus limon L.) com 10 citações (1,72%). Houve significância estatística (p=0,001) quando se cruzou a variável tratamento com escolaridade e renda familiar, podendo indicar que o maior uso de plantas medicinais estava associado a menor renda e no grupo do ensino médio na amostra em questão. Conclusão: Observa-se nesse estudo, larga utilização de plantas medicinais no tratamento das aftas. Esses resultados permitirão traçar um perfil das plantas medicinais usadas pela população e guiar futuras pesquisas na área.
- TABELA 1 - Respostas às perguntas dos dados gerais sobre o uso de plantas medicinais no tratamento da estomatite aftosa recorrente na cidade de Petrolina – PE.
- TABELA 2. Espécies de plantas medicinais utilizadas para tratar estomatites aftosas recorrentes na cidade de Petrolina – Pernambuco.
- GRÁFICO 1 - Frequência absoluta de acometimento por afta. Uso de plantas medicinais no tratamento da estomatite aftosa recorrente na cidade de Petrolina – Pernambuco.
- GRÁFICO 2 - Levantamento das plantas medicinais usadas no tratamento de aftas na cidade de Petrolina-PE. Respostas à pergunta: Como costuma tratar das aftas?
- Carta de Aprovação do comitê de Ética
- Questionário Semiestruturado
- Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.