Percepção do estudante de odontologia sobre as habilidades e os fatores estressores relacionados ao atendimento odontológico infantil
Resumo
O aluno de odontologia, tal qual o profissional, está submetido a vários fatores que são potencialmente estressantes. Recentemente, as faculdades de odontologia e seus currículos têm reconhecido que os aspectos comportamentais e emocionais dos pacientes e dos profissionais são essenciais para o resultado final do tratamento odontológico. Diante do exposto, a presente pesquisa de cunho quantitativo descritivo teve como objetivo investigar qual a percepção as principais habilidades e fatores estressores percebidos durante o atendimento infantil. Para tal fim foi aplicado um questionário fechado com acadêmicos matriculados na disciplina de Odontopediatria II no semestre de 2018/2. O questionário foi aplicado três semanas após a primeira prova da disciplina escolhida. Participaram da pesquisa 29 estudantes, sendo 21 (72,4%) e 8 (27,4%) dos gêneros feminino e masculino, respectivamente, com idades entre 20 e 38 anos. Apenas 8 (27,5%) estudantes identificavam-se com a especialidade e 18 (62%) gostavam de atender crianças. As principais habilidades necessárias ma percepção dos estudantes foram: habilidades comunicativas (82,7%) e conhecimento teórico das técnicas de manejo (65,5%). Já osprincipais fatores estressores citados foram: pacientes que não aceitam tratamento (72,4%) e manejar comportamentos não colaboradores (72,4%). Foi possível concluir que todas as habilidades são necessárias para o atendimento odontológico infantil, sendo a mais necessária habilidade comunicativa e os principais fatores estressores relacionavam-se ao comportamento da criança.Para a análise será utilizado método quantitativo, onde será efetuada análise descritiva dos dados (frequência e porcentagem) através do software SPSS – StatisticalPackage for the Social Sciences versão 20.0 para Windows.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.