Percepção do estudante de odontologia sobre as habilidades e os fatores estressores relacionados ao atendimento odontológico infantil
Resumen
O aluno de odontologia, tal qual o profissional, está submetido a vários fatores que são potencialmente estressantes. Recentemente, as faculdades de odontologia e seus currículos têm reconhecido que os aspectos comportamentais e emocionais dos pacientes e dos profissionais são essenciais para o resultado final do tratamento odontológico. Diante do exposto, a presente pesquisa de cunho quantitativo descritivo teve como objetivo investigar qual a percepção as principais habilidades e fatores estressores percebidos durante o atendimento infantil. Para tal fim foi aplicado um questionário fechado com acadêmicos matriculados na disciplina de Odontopediatria II no semestre de 2018/2. O questionário foi aplicado três semanas após a primeira prova da disciplina escolhida. Participaram da pesquisa 29 estudantes, sendo 21 (72,4%) e 8 (27,4%) dos gêneros feminino e masculino, respectivamente, com idades entre 20 e 38 anos. Apenas 8 (27,5%) estudantes identificavam-se com a especialidade e 18 (62%) gostavam de atender crianças. As principais habilidades necessárias ma percepção dos estudantes foram: habilidades comunicativas (82,7%) e conhecimento teórico das técnicas de manejo (65,5%). Já osprincipais fatores estressores citados foram: pacientes que não aceitam tratamento (72,4%) e manejar comportamentos não colaboradores (72,4%). Foi possível concluir que todas as habilidades são necessárias para o atendimento odontológico infantil, sendo a mais necessária habilidade comunicativa e os principais fatores estressores relacionavam-se ao comportamento da criança.Para a análise será utilizado método quantitativo, onde será efetuada análise descritiva dos dados (frequência e porcentagem) através do software SPSS – StatisticalPackage for the Social Sciences versão 20.0 para Windows.
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