Percepção do estudante de odontologia sobre as habilidades e os fatores estressores relacionados ao atendimento odontológico infantil

  • Vinicius Lopes Marinho Universidade UNIRG
  • Yeza Teixeira de Carvalho
  • Jeann Bruno Ferreira da Silva Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins.

Resumo

O aluno de odontologia, tal qual o profissional, está submetido a vários fatores que são potencialmente estressantes. Recentemente, as faculdades de odontologia e seus currículos têm reconhecido que os aspectos comportamentais e emocionais dos pacientes e dos profissionais são essenciais para o resultado final do tratamento odontológico. Diante do exposto, a presente pesquisa de cunho quantitativo descritivo teve como objetivo investigar qual a percepção as principais habilidades e fatores estressores percebidos durante o atendimento infantil. Para tal fim foi aplicado um questionário fechado com acadêmicos matriculados na disciplina de Odontopediatria II no semestre de 2018/2. O questionário foi aplicado três semanas após a primeira prova da disciplina escolhida. Participaram da pesquisa 29 estudantes, sendo 21 (72,4%) e 8 (27,4%) dos gêneros feminino e masculino, respectivamente, com idades entre 20 e 38 anos. Apenas 8 (27,5%) estudantes identificavam-se com a especialidade e 18 (62%) gostavam de atender crianças. As principais habilidades necessárias ma percepção dos estudantes foram: habilidades comunicativas (82,7%) e conhecimento teórico das técnicas de manejo (65,5%). Já osprincipais fatores estressores citados foram: pacientes que não aceitam tratamento (72,4%) e manejar comportamentos não colaboradores (72,4%). Foi possível concluir que todas as habilidades são necessárias para o atendimento odontológico infantil, sendo a mais necessária habilidade comunicativa e os principais fatores estressores relacionavam-se ao comportamento da criança.Para a análise será utilizado método quantitativo, onde será efetuada análise descritiva dos dados (frequência e porcentagem) através do software SPSS – StatisticalPackage for the Social Sciences versão 20.0 para Windows.

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Universidade UNIRG
Psicólogo. Doutorando em Ensino, Mestre em Ciências da Saúde, Professor do curso de Psicologia e   Universidade de Gurupi.
Publicado
2019-03-31