Aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/2004 em Restaurantes da Cidade de Montes Claros-MG

Blenda Lacerda Mourão, Sinley Gonçalves Gomes, Kássia Héllen Vieira, Daniela Hirsch, Guilherme Araújo Lacerda.

  • Blenda Lacerda Mourão
  • Sinley Gonçalves Gomes
  • Kássia Héllen Vieira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI
  • Daniela Hirsch
  • Guilherme Araújo Lacerda

Resumo

O controle higiênico-sanitário é crucial para a obtenção de um alimento seguro. Em razão disso a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216 de 15 de setembro de 2004 foi criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária com intuito de diminuir os riscos de doenças transmitidas por alimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar a aplicação da RDC nº 216/04 em três restaurantes da cidade de Montes Claros-MG. Foi aplicado um checklist de acordo com a atual legislação, para avaliar as condições de higiene e saúde do ambiente do estabelecimento. Além disso, aplicou-se, aos manipuladores, um questionário contendo questões sobre a resolução. Para a obtenção dos resultados foram calculados o percentual de subitens não conforme dos restaurantes A, B e C, e a média aritmética dos subitens verificados. O percentual de não conformidade de cada restaurante foi de 39,44% (A), 62,40%(B), 64,23%(C). Quanto aos manipuladores o maior percentual de erros foram sobre: contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas de manipulação. Diante dos resultados, observou-se que um número significativo de não conformidades em todos os restaurantes, levando em conta o fato de que essas empresas não cumpriam ou não detinham o conhecimento sobre a resolução.

Biografia do Autor

Blenda Lacerda Mourão

Biomédica pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros, MG

Sinley Gonçalves Gomes

Biomédica pela Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros, MG.

Kássia Héllen Vieira, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

Nutricionista pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Montes Claros, MG e Pós-graduada em Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica e Desportiva pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE), Montes Claros - Brasil. Docente do curso de Nutrição da FASI/FUNORTE.

Daniela Hirsch

Zootecnista pela Universidade Federal de Lavras e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Lavras.

Guilherme Araújo Lacerda

Biólogo, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações e Doutor em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras.  Docente da Universidade Estadual de Montes Claros.

Publicado
2022-06-06