Aplicação da Resolução da Diretoria Colegiada n° 216/2004 em Restaurantes da Cidade de Montes Claros-MG
Blenda Lacerda Mourão, Sinley Gonçalves Gomes, Kássia Héllen Vieira, Daniela Hirsch, Guilherme Araújo Lacerda.
Resumen
O controle higiênico-sanitário é crucial para a obtenção de um alimento seguro. Em razão disso a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216 de 15 de setembro de 2004 foi criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária com intuito de diminuir os riscos de doenças transmitidas por alimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar a aplicação da RDC nº 216/04 em três restaurantes da cidade de Montes Claros-MG. Foi aplicado um checklist de acordo com a atual legislação, para avaliar as condições de higiene e saúde do ambiente do estabelecimento. Além disso, aplicou-se, aos manipuladores, um questionário contendo questões sobre a resolução. Para a obtenção dos resultados foram calculados o percentual de subitens não conforme dos restaurantes A, B e C, e a média aritmética dos subitens verificados. O percentual de não conformidade de cada restaurante foi de 39,44% (A), 62,40%(B), 64,23%(C). Quanto aos manipuladores o maior percentual de erros foram sobre: contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas de manipulação. Diante dos resultados, observou-se que um número significativo de não conformidades em todos os restaurantes, levando em conta o fato de que essas empresas não cumpriam ou não detinham o conhecimento sobre a resolução.
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.