Estratégias educativas para promover a adesão à vacina do Papillomavirus Humano entre adolescentes: revisão integrativa

Jaqueline Barbosa do Nascimento, Maria Eduarda Lopes de Macedo Bezerra, Rayssa do Nascimento Sousa, Sadi Antônio Pezzi, Rebeca Ferreira Nery, Taynara Soriano Sales , Victória Lima da Cruz Oliveira.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para promover a adesão à vacina do papilomavírus humano entre adolescentes. Para isso, ralizou-se uma revisão integrativa, a pergunta norteadora foi "Quais são as estratégias utilizadas para promover a adesão à vacina do Papillomavirus Humano entre adolescentes?". A pesquisa foi realizada em bases de dados como BDENF, BINACIS, LILACS, IBECS, Scopus/Elsevier e Web of Science. Foram incluídos 10 artigos na revisão. Como resultado destacaram-se as estratégias educativas que abrangem tecnologias digitais e ações presenciais de educação em saúde. Acadêmicos, profissionais de saúde e educação estão envolvidos no desenvolvimento e implementação dessas estratégias. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV e incentivar a adesão entre os adolescentes. Através das estratégias educativas, busca-se informar os adolescentes sobre os benefícios da vacina, esclarecer dúvidas e mitos, e incentivar a participação ativa na imunização. Essas abordagens visam melhorar a adesão à vacina do HPV e contribuir para a redução da incidência de doenças relacionadas ao vírus. Dessa forma, compreende-se que a implementação efetiva dessas estratégias é essencial para incentivar a adesão à vacina do HPV entre os adolescentes, protegendo-os contra as doenças associadas ao vírus.

Biografia do Autor

Jaqueline Barbosa do Nascimento, Universidade da Amazônia

Acadêmica de enfermagem.

Maria Eduarda Lopes de Macedo Bezerra , Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí- FACISA

Enfermeira graduada pela Faculdade Estácio do Rio grande do Norte, FATERN - 2022. Pós-graduanda em Urgência e Emergência pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí- FACISA-UFRN , Pós-graduanda em Enfermagem Pediátrica e Neonatologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Rayssa do Nascimento Sousa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

 

 

Sadi Antonio Pezzi Junior, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmico de enfermagem

Rebeca Ferreira Nery, Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP

Acadêmica de enfermagem.

 

Taynara Soriano Sales, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Acadêmica de enfermagem

Victória Lima da Cruz Oliveira, Centro Universitário de Excelência - Unex

Acadêmica de enfermagem.

Publicado
2023-12-09