Estratégias educativas para promover a adesão à vacina do Papillomavirus Humano entre adolescentes: revisão integrativa
Jaqueline Barbosa do Nascimento, Maria Eduarda Lopes de Macedo Bezerra, Rayssa do Nascimento Sousa, Sadi Antônio Pezzi, Rebeca Ferreira Nery, Taynara Soriano Sales , Victória Lima da Cruz Oliveira.
Resumen
A presente pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para promover a adesão à vacina do papilomavírus humano entre adolescentes. Para isso, ralizou-se uma revisão integrativa, a pergunta norteadora foi "Quais são as estratégias utilizadas para promover a adesão à vacina do Papillomavirus Humano entre adolescentes?". A pesquisa foi realizada em bases de dados como BDENF, BINACIS, LILACS, IBECS, Scopus/Elsevier e Web of Science. Foram incluídos 10 artigos na revisão. Como resultado destacaram-se as estratégias educativas que abrangem tecnologias digitais e ações presenciais de educação em saúde. Acadêmicos, profissionais de saúde e educação estão envolvidos no desenvolvimento e implementação dessas estratégias. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV e incentivar a adesão entre os adolescentes. Através das estratégias educativas, busca-se informar os adolescentes sobre os benefícios da vacina, esclarecer dúvidas e mitos, e incentivar a participação ativa na imunização. Essas abordagens visam melhorar a adesão à vacina do HPV e contribuir para a redução da incidência de doenças relacionadas ao vírus. Dessa forma, compreende-se que a implementação efetiva dessas estratégias é essencial para incentivar a adesão à vacina do HPV entre os adolescentes, protegendo-os contra as doenças associadas ao vírus.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.