ANÁLISE DO PERFIL DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS E DA DISPENSAÇÃO FARMACÊUTICA EM UMA FARMÁCIA ESCOLA DO MUNICIPÍO DE GURUPI-TO

  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Nayara Moura Mainardes Centro Universitário UnirG
  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UnirG

Resumo

Os erros provenientes das prescrições médicas podem causar sérios danos à saúde, pois os medicamentos que nelas contém se utilizados de forma irracional tem como conseqüência a toxicidade grave ou até mesmo a morte do paciente, por isso é imprescindível que sejam identificados e prevenidos qualquer tipo de irregularidade nessa prática. Esse trabalho teve como objetivo realizar dois critérios de análise, a freqüência de erros encontrados nas prescrições médicas atendidas e a forma como o profissional farmacêutico interpreta e dispensa esse receituário, na Farmácia Escola do Centro Universitário UnirG Gurupi-TO. Foram analisadas 550 amostras, durante o período de junho a setembro de 2010. Do total de amostras analisadas 67% (367) apresentavam erros, considerando que em uma mesma prescrição continha vários erros, e apenas 33% (183) estavam dentro dos padrões estabelecidos, segundo os critérios de avaliação de uma prescrição. A dispensação também foi avaliada nesse estudo, sendo os dois critérios estabelecidos por Correr (2010), a interpretação e avaliação da prescrição se fez presente em 95,27% (524) e orientação do paciente ou ao seu cuidador apresentou-se em 91,27% (502). A maioria das prescrições médicas analisadas apresentava algum tipo de erro, o que poderia comprometer a correta dispensação, e conseqüentemente a eficácia da terapêutica proposta. Vendo-se que a problemática existe, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar esses erros, conscientizando os profissionais do Sistema de Saúde a contribuírem para garantia do uso seguro dos medicamentos, promovendo uma assistência de qualidade.

Biografia do Autor

Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Nayara Moura Mainardes, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica do Centro Universitário UnirG
Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica do Centro UNiversitário UnirG
Publicado
2014-03-13
Seção
Artigos