ANÁLISE DO PERFIL DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS E DA DISPENSAÇÃO FARMACÊUTICA EM UMA FARMÁCIA ESCOLA DO MUNICIPÍO DE GURUPI-TO

  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG
  • Nayara Moura Mainardes Centro Universitário UnirG
  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UnirG

Resumen

Os erros provenientes das prescrições médicas podem causar sérios danos à saúde, pois os medicamentos que nelas contém se utilizados de forma irracional tem como conseqüência a toxicidade grave ou até mesmo a morte do paciente, por isso é imprescindível que sejam identificados e prevenidos qualquer tipo de irregularidade nessa prática. Esse trabalho teve como objetivo realizar dois critérios de análise, a freqüência de erros encontrados nas prescrições médicas atendidas e a forma como o profissional farmacêutico interpreta e dispensa esse receituário, na Farmácia Escola do Centro Universitário UnirG Gurupi-TO. Foram analisadas 550 amostras, durante o período de junho a setembro de 2010. Do total de amostras analisadas 67% (367) apresentavam erros, considerando que em uma mesma prescrição continha vários erros, e apenas 33% (183) estavam dentro dos padrões estabelecidos, segundo os critérios de avaliação de uma prescrição. A dispensação também foi avaliada nesse estudo, sendo os dois critérios estabelecidos por Correr (2010), a interpretação e avaliação da prescrição se fez presente em 95,27% (524) e orientação do paciente ou ao seu cuidador apresentou-se em 91,27% (502). A maioria das prescrições médicas analisadas apresentava algum tipo de erro, o que poderia comprometer a correta dispensação, e conseqüentemente a eficácia da terapêutica proposta. Vendo-se que a problemática existe, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar esses erros, conscientizando os profissionais do Sistema de Saúde a contribuírem para garantia do uso seguro dos medicamentos, promovendo uma assistência de qualidade.

Biografía del autor/a

Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Nayara Moura Mainardes, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica do Centro Universitário UnirG
Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica do Centro UNiversitário UnirG
Publicado
2014-03-13
Sección
Artigos