ANÁLISE DO PERFIL DAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS E DA DISPENSAÇÃO FARMACÊUTICA EM UMA FARMÁCIA ESCOLA DO MUNICIPÍO DE GURUPI-TO
Resumo
Os erros provenientes das prescrições médicas podem causar sérios danos à saúde, pois os medicamentos que nelas contém se utilizados de forma irracional tem como conseqüência a toxicidade grave ou até mesmo a morte do paciente, por isso é imprescindível que sejam identificados e prevenidos qualquer tipo de irregularidade nessa prática. Esse trabalho teve como objetivo realizar dois critérios de análise, a freqüência de erros encontrados nas prescrições médicas atendidas e a forma como o profissional farmacêutico interpreta e dispensa esse receituário, na Farmácia Escola do Centro Universitário UnirG Gurupi-TO. Foram analisadas 550 amostras, durante o período de junho a setembro de 2010. Do total de amostras analisadas 67% (367) apresentavam erros, considerando que em uma mesma prescrição continha vários erros, e apenas 33% (183) estavam dentro dos padrões estabelecidos, segundo os critérios de avaliação de uma prescrição. A dispensação também foi avaliada nesse estudo, sendo os dois critérios estabelecidos por Correr (2010), a interpretação e avaliação da prescrição se fez presente em 95,27% (524) e orientação do paciente ou ao seu cuidador apresentou-se em 91,27% (502). A maioria das prescrições médicas analisadas apresentava algum tipo de erro, o que poderia comprometer a correta dispensação, e conseqüentemente a eficácia da terapêutica proposta. Vendo-se que a problemática existe, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar esses erros, conscientizando os profissionais do Sistema de Saúde a contribuírem para garantia do uso seguro dos medicamentos, promovendo uma assistência de qualidade.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.