O PERFIL DO IDOSO E ANÁLISE DAS PRINCIPAIS DEMANDAS EM BUSCA DO APOIO PSICOLÓGICO POR IDOSOS NO SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA (SEPSI) DA UNIVERSIDADE DE GURUPI

  • Larissa Queiroz Azevedo de Aquino Centro Universitário UNIRG
  • Nathália Japiassú de Paiva Carvalho
  • Monara Pereira de Sousa

Resumo

O presente estudo propôs verificar as principais queixas relatadas por idosos ao buscar apoio psicológico no Serviço Escola de Psicologia da Universidade de Gurupi, entre os anos de 2015 a 2018. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram incluídas as triagens realizadas no período de janeiro de 2015 a junho de 2018; triagens de idosos com idade mínima de 60 anos; que tenha assinado o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) designado pelo SEPSI. Os dados foram tabulados e analisados por meio de ferramentas da estatística descritiva e a abordagem qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo. Houve predomínio de idosos do sexo feminino, casados, com idade entre 60 e acima de 81 anos, grande parte com escolaridade de ensino fundamental incompleto, aposentados. Os mesmos procuraram o Serviço voluntariamente e suas principais queixas relatadas indicam tristeza, choro frequente, solidão, entre outras, e após a triagem foram encaminhados para a psicoterapia. A realização desta pesquisa contribuiu para a identificação das principais demandas trazidas por idosos, além de proporcionar um esclarecimento acerca da realidade vivenciada pelos mesmos.

Biografia do Autor

Larissa Queiroz Azevedo de Aquino, Centro Universitário UNIRG
Psicóloga. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (IEP). Mestra em Psicologia (PUC-GO). Docente do Centro Universitário UNIRG.
Publicado
2019-10-01