O PERFIL DO IDOSO E ANÁLISE DAS PRINCIPAIS DEMANDAS EM BUSCA DO APOIO PSICOLÓGICO POR IDOSOS NO SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA (SEPSI) DA UNIVERSIDADE DE GURUPI
Resumen
O presente estudo propôs verificar as principais queixas relatadas por idosos ao buscar apoio psicológico no Serviço Escola de Psicologia da Universidade de Gurupi, entre os anos de 2015 a 2018. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram incluídas as triagens realizadas no período de janeiro de 2015 a junho de 2018; triagens de idosos com idade mínima de 60 anos; que tenha assinado o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) designado pelo SEPSI. Os dados foram tabulados e analisados por meio de ferramentas da estatística descritiva e a abordagem qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo. Houve predomínio de idosos do sexo feminino, casados, com idade entre 60 e acima de 81 anos, grande parte com escolaridade de ensino fundamental incompleto, aposentados. Os mesmos procuraram o Serviço voluntariamente e suas principais queixas relatadas indicam tristeza, choro frequente, solidão, entre outras, e após a triagem foram encaminhados para a psicoterapia. A realização desta pesquisa contribuiu para a identificação das principais demandas trazidas por idosos, além de proporcionar um esclarecimento acerca da realidade vivenciada pelos mesmos.
Derechos de autor 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.