Terapia por Ondas de Choque nas Lesões Traumato Ortopédicas: Revisão Sistemática

Marcelo Dohnert, Jéssica de Oliveira Sousa, Thaíssa Araújo, Aktor Hugo Teixeira.

  • MARCELO DOHNERT UNIVERSIDADE DE GURUPI
  • Jéssica de Oliveira Sousa Universidade de Gurupi
  • Thaíssa Araújo Universidade de Gurupi
  • Aktor Hugo Teixeira Universidade de Gurupi

Resumo

INTRODUÇÃO: A terapia por ondas de choques extracorpóreas é uma técnica não invasiva que trabalha com ondas de energia mecânica que penetram os tecidos lesados, liberando substâncias anti-inflamatórias locais e estimulando um aumento circulatório na área com a finalidade de causar regeneração dos tecidos. O objetivo do estudo foi realizar uma ampla revisão na literatura acerca dos efeitos fisiológicos da terapia por ondas de choque na reabilitação de lesões traumato-ortopédicas.

MÉTODOS: Revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados PubMed, Medline, Cochrane Library, Science Direct, Lilacs e SciELO. Considerou-se artigos publicados no período de 2015 a 2020. Foram inicialmente encontrados 51 artigos. Após a leitura de títulos, resumos e artigos completos, 42 artigos foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. Portanto, a revisão contou com 10 estudos.

CONCLUSÃO: Apesar do baixo número de estudos encontrados na literatura e de suas diferenças metodológicas, podemos concluir que não existem evidências de resultados superiores para a terapia por ondas de choque em comparação às outras terapias utilizadas na abordagem de lesões musculoesqueléticas.

Publicado
2020-06-05