Terapia por Ondas de Choque nas Lesões Traumato Ortopédicas: Revisão Sistemática
Marcelo Dohnert, Jéssica de Oliveira Sousa, Thaíssa Araújo, Aktor Hugo Teixeira.
Resumo
INTRODUÇÃO: A terapia por ondas de choques extracorpóreas é uma técnica não invasiva que trabalha com ondas de energia mecânica que penetram os tecidos lesados, liberando substâncias anti-inflamatórias locais e estimulando um aumento circulatório na área com a finalidade de causar regeneração dos tecidos. O objetivo do estudo foi realizar uma ampla revisão na literatura acerca dos efeitos fisiológicos da terapia por ondas de choque na reabilitação de lesões traumato-ortopédicas.
MÉTODOS: Revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados PubMed, Medline, Cochrane Library, Science Direct, Lilacs e SciELO. Considerou-se artigos publicados no período de 2015 a 2020. Foram inicialmente encontrados 51 artigos. Após a leitura de títulos, resumos e artigos completos, 42 artigos foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. Portanto, a revisão contou com 10 estudos.
CONCLUSÃO: Apesar do baixo número de estudos encontrados na literatura e de suas diferenças metodológicas, podemos concluir que não existem evidências de resultados superiores para a terapia por ondas de choque em comparação às outras terapias utilizadas na abordagem de lesões musculoesqueléticas.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.