Indicadores de sofrimento psíquico em população idosa: disposições eudaimônicas
Thais da Silva-Ferreira, Dante Ogassavara, Ivan Wallan Tertuliano, Daniel Bartholomeu, Jeniffer Ferreira-Costa e José Maria Montiel
Abstract
Com a alteração na estrutura etária, a atenção aos aspectos de saúde mental da população idosa ressalta sua relevância. Enquanto disposições eudaimônicas, que se referem à percepção de bem-estar individual associada ao alinhamento pessoal com perspectivas e sentido de vida, este estudo teve como objetivo analisar os fatores multidimensionais relacionados ao perfil de pessoas idosas e sua influência na saúde mental. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com corte transversal, utilizando um questionário customizado e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) em 79 participantes com idade igual ou superior a 60 anos. Revelou-se que uma parcela significativa da amostra (36,7%) apresentou implicações de sofrimento psíquico, destacando-se uma correlação entre o sexo feminino, a ausência de atividade física diária e a autoavaliação negativa de saúde com a presença desse sofrimento. Essa constatação alinhou-se com as conclusões encontradas na literatura, permitindo identificar que os contextos de práticas de autocuidado estão vinculados aos fatores multidimensionais presentes em uma específica realidade do contexto brasileiro. Em suma, os resultados ressaltam a importância de incentivar práticas de autocuidado que proporcionem possibilidades multidimensionais de bem-estar para a população idosa, oferecendo uma oportunidade de promoção da saúde mental em uma sociedade em pleno processo de envelhecimento.
Copyright (c) 2024 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.