Indicadores de sofrimento psíquico em população idosa: disposições eudaimônicas

Thais da Silva-Ferreira, Dante Ogassavara, Ivan Wallan Tertuliano, Daniel Bartholomeu, Jeniffer Ferreira-Costa e José Maria Montiel

Resumen

Com a alteração na estrutura etária, a atenção aos aspectos de saúde mental da população idosa ressalta sua relevância. Enquanto disposições eudaimônicas, que se referem à percepção de bem-estar individual associada ao alinhamento pessoal com perspectivas e sentido de vida, este estudo teve como objetivo analisar os fatores multidimensionais relacionados ao perfil de pessoas idosas e sua influência na saúde mental. Para tal, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com corte transversal, utilizando um questionário customizado e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) em 79 participantes com idade igual ou superior a 60 anos. Revelou-se que uma parcela significativa da amostra (36,7%) apresentou implicações de sofrimento psíquico, destacando-se uma correlação entre o sexo feminino, a ausência de atividade física diária e a autoavaliação negativa de saúde com a presença desse sofrimento. Essa constatação alinhou-se com as conclusões encontradas na literatura, permitindo identificar que os contextos de práticas de autocuidado estão vinculados aos fatores multidimensionais presentes em uma específica realidade do contexto brasileiro. Em suma, os resultados ressaltam a importância de incentivar práticas de autocuidado que proporcionem possibilidades multidimensionais de bem-estar para a população idosa, oferecendo uma oportunidade de promoção da saúde mental em uma sociedade em pleno processo de envelhecimento.

Biografía del autor/a

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutorado pela UNESP - Rio Claro. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
2024-06-08