ANÁLISE DE TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 100MG EM COMPRIMIDOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS DO MUNICÍPIO DE GURUPI/TOCANTINS/BRASIL
Abstract
O grande avanço tecnológico e o aparecimento de novos medicamentos, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, fizeram com que uma área de comércio ilícito se destacasse: a venda de fármacos adulterados ou até mesmo falsificados, pois com a precariedade de recursos econômicos e a decadência dos sistemas de saúde, a sociedade busca novas formas de aquisição de medicamentos, visando principalmente à economia. Objetivos: Analisar o teor de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp comercializados em farmácias e drogarias do município de Gurupi/Tocantins/Brasil. Materiais e Métodos: A pesquisa foi de campo do tipo investigativa – descritiva e de caráter exploratório. Foram analisadas 12 amostras de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp de diferentes laboratórios farmacêuticos. Resultados: Das amostras analisadas todas se encontravam fora da especificação, totalizando 100% das amostras. Conclusão: A partir dos resultados obtidos com o presente estudo é possível concluir que as amostras encontram-se reprovadas em testes primordiais para verificação da qualidade do medicamento.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.