ANÁLISE DE TEOR DE ÁCIDO ACETILSALICÍLICO 100MG EM COMPRIMIDOS COMERCIALIZADOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS DO MUNICÍPIO DE GURUPI/TOCANTINS/BRASIL

  • Millena Pereira Xavier Centro Universitário UnirG
  • Sara Falcão de Sousa Centro Universitário UNIRG

Resumen

O grande avanço tecnológico e o aparecimento de novos medicamentos, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, fizeram com que uma área de comércio ilícito se destacasse: a venda de fármacos adulterados ou até mesmo falsificados, pois com a precariedade de recursos econômicos e a decadência dos sistemas de saúde, a sociedade busca novas formas de aquisição de medicamentos, visando principalmente à economia. Objetivos: Analisar o teor de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp comercializados em farmácias e drogarias do município de Gurupi/Tocantins/Brasil. Materiais e Métodos: A pesquisa foi de campo do tipo investigativa – descritiva e de caráter exploratório. Foram analisadas 12 amostras de Ácido Acetilsalicílico 100mg/cp de diferentes laboratórios farmacêuticos. Resultados: Das amostras analisadas todas se encontravam fora da especificação, totalizando 100% das amostras. Conclusão: A partir dos resultados obtidos com o presente estudo é possível concluir que as amostras encontram-se reprovadas em testes primordiais para verificação da qualidade do medicamento.

Biografía del autor/a

Millena Pereira Xavier, Centro Universitário UnirG
Farmacêutica formada pelo Centro Universitário UnirG
Sara Falcão de Sousa, Centro Universitário UNIRG
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Marília - SP (UNIMAR). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (UCB). Tem experiência em Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade de Medicamentos, Saúde Pública com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário de Gurupi-TO (UNIRG).

Publicado
2013-11-16
Sección
Artigos