A VIVÊNCIA DO CLIMATÉRIO POR MULHERES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO
Resumen
Introdução: O climatério é mais uma etapa do ciclo de vida da mulher, pautado por inúmeras mudanças que podem influenciar o modo de vivencia-lo. Objetivo: A pesquisa teve por objetivo compreender a vivência das mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Gurupi-TO. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 13 mulheres de 42 a 61 anos que responderam a uma entrevista semiestruturada nos meses de fevereiro a março de 2017. Para análise dos dados optou-se pelo método de análise qualitativa conforme exposto por Minayo (1992), as participantes foram caracterizadas e as falas obtidas foram transcritas na íntegra. Resultados: Os resultados apontaram para a importância deste período na vida das mulheres, visto que o vivenciam como uma fase triste, difícil, envolvida muitas mudanças, com sintomas típicos e prática popular para amenizar os efeitos. Mostra a importância da atuação do enfermeiro nas diversas fases do ciclo de vida da mulher, promovendo melhor qualidade de vida à população em questão.
Palavras-chave: Climatério. Enfermagem. Vivência. Saúde da Mulher.
Derechos de autor 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.