O nome da cor: a percepção do preconceito racial verbal pela pessoa negra e não negra
Resumen
Introdução: O preconceito se define como uma postura hostil ou negativa com relação a um grupo.Uma das formas de expressão do preconceito é a fala, a verbalização da atitude discriminatória. Objetivo: O presente estudo objetivou identificar quais os termos e expressões verbais utilizadas para se referir a população negra são consideradas manifestações de preconceito racial, bem como, verificar a existência de diferença entre a percepção do preconceito pela pessoa negra e não negra. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa executada através da aplicação de questionário aos acadêmicos matriculados no primeiro período dos cursos da área da saúde do Centro Universitário Unirg (Gurupi-TO), que totalizaram 136 sujeitos participantes. Resultados: Os termos Preto, Pretinho(a), Queimado(a), Macaco(a), Tizil, Saci e Escurinho(a), foram apontados pela maioria do participantes como expressão do preconceito racial verbal, bem como, as expressões “Preto da alma branca”, “Serviço de Preto”, “Inveja Branca”, “Cabelo Ruim” e “Denegrir a Imagem”. Dos quatroze termos e onze expressões apresentados no questionário, apenas em três e dois itens, respectivamente, foram apontadas diferenças na percepção do preconceito racial verbal em relação ao grupo de negros e não negros. Conclusão: Conclui-se que preconceito, racismo e discriminação racial são assunto ainda não esgotados no que se refere a compreensão de seus mecanismos de percepção, manifestação e manutenção. Sendo necessário que as ciências, principalmente a psicologia se mantenha atuante a fim de contribuir no cenário brasileiro.
Publicado
2017-07-06
Sección
Artigos
Derechos de autor 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.