EFICÁCIA DA CRIOIMERSÃO E MASSAGEM DESPORTIVA NA RECUPERAÇÃO DE ATLETAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumen
Introdução: A dor e fadiga muscular são os sintomas mais comuns após exercícios extenuantes, ocorrendo dano muscular por indução de uma resposta inflamatória. Com a finalidade de diminuir os sinais de inflamação gerados pelo exercício, intervenções terapêuticas são realizadas. A imersão em água fria e massagem desportiva são comumente utilizadas. Objetivo: Verificar a eficácia da técnica de crioimersão e massagem desportiva na recuperação muscular de atletas pós-exercícios. Material e Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura. A busca dos artigos foi realizada através das bases de dados eletrônicos, sendo incluídos estudos que abordaram a utilização da crioterapia e massagem desportiva como técnicas de recuperação muscular pós-exercício físico. Resultados: Foram selecionados 20 artigos, demonstrando eficácia das duas técnicas, diminuindo principalmente a percepção de dor e fadiga. Conclusão: Crioimersão e Massagem desportiva parecem ser duas técnicas eficazes na recuperação de atletas pós-exercício físico, podendo ser aliados dos fisioterapeutas esportivos na prevenção e reabilitação de atletas
Publicado
2019-10-01
Sección
Artigos
Derechos de autor 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.