PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES DE ALTO RISCO E O ACOMPANHAMENTO REALIZADO POR ENFERMEIROS NA REGIONAL ILHA DO BANANAL NO ESTADO DO TOCANTINS
Resumen
Calderyo-Barcia classifica como gestação de alto risco “aquela na qual a saúde da mãe e/ou do recém-nascido tem maiores chances de ser atingida que a média da população considerada”2. Teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico das gestantes de alto risco atendidas na Clínica da Mulher, na regional Ilha do Bananal no estado do Tocantins e desenvolvimento de ações de enfermagem com esta clientela, descritas nos prontuários. Trata-se de uma pesquisa descritiva; de abordagem quantiqualitativa e de carácter campo-documental, levando em conta apenas as informações contidas nos prontuários e fichas da assistência pré-natal. O estudo avaliou 293 prontuários nos períodos entre abril de 2018 a abril de 2019. Verificou-se que 37,9% das gestantes tinham idade entre 26 a 35 anos, 47,4% eram casadas, 74,74% residiam Gurupi, 35,49% do lar, 27% com cirurgia pélvica como antecedente pessoal, 64,2% multíparas, 44% tiveram parto normal, 32% tiveram sangramento como antecedente obstétrico, 17% dor generalizada como intercorrência clínica e 31,8% tiveram mais de 5 consultas. O presente estudo identificou o perfil epidemiológico, porém uma das dificuldades encontradas foi relacionada aos dados descritos nos prontuários, onde os profissionais da unidade não estão relatando adequadamente.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.