ADOLESCENTES À ESPERA DA ADOÇÃO: UMA ANÁLISE DAS REAÇÕES ANSIOGÊNICAS
Resumen
O presente estudo apresenta uma análise das reações ansiosas em adolescentes que estão na fila da adoção e residem em abrigos. Considerando a presença de comportamentos ansiosos nessa fase do desenvolvimento, diante das mudanças físicas e emocionais, o número elevado de adolescentes que crescem em instituições de apoio e as dificuldades encontradas na prática da adoção tardia, a pesquisa teve como objetivo principal identificar os possíveis fatores que geram ansiedade em adolescentes inseridos nesse contexto. A pesquisa é aplicada em campo, com objetivo exploratório e de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas duas escalas com perguntas objetivas, que avaliam a ansiedade no período da adolescência. A amostra foi composta por dois adolescentes, em categoria de adoção, de ambos os sexos, com idades de 12 e 14 anos, residentes de uma instituição filantrópica do distrito de Luzimangues, Porto Nacional – TO. Os dados coletados foram analisados a partir da Análise Funcional, sendo apresentados em quadros, tabelas e gráficos comparativos dos escores de ansiedade que cada participante atingiu. Com os resultados obtidos com a pesquisa foi possível observar aspectos ansiogênicos a partir dos componentes respondentes, operantes e verbais nas respostas dos participantes. Com isso, é possível constatar que além de vivenciar todas as mudanças ocasionadas pela fase da adolescência, o longo período de permanência na instituição e a chegada da maioridade predispõem o surgimento de comportamentos ansiosos e sentimentos de dúvida e insegurança quanto ao futuro.
Palavras-chave: Adoção Tardia. Ansiedade. Adolescência. Análise do Comportamento. Reações Ansiogênicas.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.