Internações e óbitos por queimaduras na Região Norte
Eros Cláudio, Maysa Silva Machado, Larissa Alves Silva, Kaline Pereira Lopes, Thays Moreira Alves.
Resumen
As queimaduras são causas comuns e evitáveis de lesões. Seu acometimento pode ser grave, e muitas vezes fatal, levando a necessidade de hospitalização ou mesmo, óbito. O presente estudo objetivou analisar o perfil dos pacientes hospitalizados e tendência temporal de internações e óbitos por queimaduras e corrosões na região Norte. Os dados foram coletados por meio de banco de dados atrás do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do DataSUS entre os anos de 2015 e 2019. A análise de dados foi realizada por meio dos programas Microsoft Excel 2010 e JoinPoint versão 4.8.0.0. Observou-se que a maioria das internações em detrimento de queimaduras e corrosões se deu na população economicamente ativa, entre 20 e 59 anos e nas crianças menores de 5 anos de idade. A maior incidência de lesões graves, que necessitaram de acompanhamento em regime de internação, aconteceu no sexo masculino, assim como os óbitos por queimaduras ou suas complicações. Apesar do empenho em campanhas de prevenção, a Região Norte demonstrou um acréscimo de óbitos nos últimos 3 anos tendo as queimaduras como causa.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.