Perfil Clínico de Motociclistas Acidentados e Hospitalizados em um Município do Extremo Oeste da Amazônia
Alesandro Lima Rodrigues, Taina Queiroz Pamplona, Ana Rosa Sales Hydall, Denisa Rosa de Souza, Jessica da Silva Furtado Pereira, Doris Sobrinho dos Anjos Oliveira, Jovane de Lima Borges.
Resumen
RESUMO
Os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública no cenário atual, sendo a segunda maior causa de mortes externas no país. O presente estudo objetiva descrever o perfil clínico dos motociclistas acidentados e hospitalizados no município de Rio Branco, Acre. Estudo de dados secundários, retrospectivo, de abordagem quantitativa, coletados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), acerca dos acidentes e internações envolvendo motociclistas no município de Rio Branco, Acre, no período de 2015 a 2017. Após análise dos dados, verificou-se que o sexo masculino 78,6% (1.381) foram os que mais sofreram hospitalizações devido acidentes de motocicleta na cidade de Rio Branco-Acre, no período analisado. Em relação à faixa etária, destaca-se que 28,2% (495) tinham entre 20 a 29 anos e 27,5% (483) entre 30 a 39 anos, sendo essas as faixas etárias mais acidentadas/hospitalizadas. Quanto ao desfecho clínico, verificou-se que 2,9% (51) foram a óbitos, sendo que (35) eram do sexo masculino e (16) do sexo feminino. Conclusão: A descrição do perfil clínico dos motociclistas acidentados e hospitalizados na cidade de Rio Branco-Acre, reflete a necessidade de adoção de medidas educativas, preventivas e de fiscalização.
Palavras-chave: Acidentes de Trânsito. Epidemiologia. Perfil Clínico.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.