Atividade Física e opções de lazer dos servidores administrativos da universidade de Gurupi UnirG – TO
Eliana Zellmer Poerschke Farencena, Mayara Marques Batista, João Bartholomeu Neto
Resumen
Introdução: A vida moderna impõe obrigações às pessoas que, de certa forma, acabam por limitar as escolhas sobre o que fazer com o tempo livre. Objetivo: analisar a percepção do estado de saúde e bem-estar, e às atividades físicas habituais realizadas na prática de lazer dos servidores administrativos da Universidade de Gurupi UnirG- TO. Material e Método: A pesquisa foi realizada com 50 servidores lotados no Campus II (“Campus da Saúde”), de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 60 anos. Foi utilizado o “Questionário sobre estilo de vida e hábitos de lazer dos trabalhadores da indústria 2006\2007” adaptado para os servidores da UnirG - TO. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com delineamento transversal e de natureza quantitativa. Resultados: Os resultados apontaram que entre os entrevistados, 96% dos participantes consideram seu estado de saúde bom a regular, com predominância favorável para os homens 54% e 42% para as mulheres. 60% se consideram ativos fisicamente, com alta prevalência aos homens, 58%. A prevalência de inatividade física no Lazer foi maior entre as mulheres 40%. Considerações Finais: recomenda-se estratégias de intervenções que incentivem e estimulem, nos grupos, a manutenção e a adoção de comportamentos saudáveis e diversidade nas ações de lazer, principalmente para o público feminino.
Palavras-chave: Estado de Saúde e bem-estar. Atividade Física. Lazer. Servidores Administrativos.
Derechos de autor 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.