A contribuição da fisioterapia para pacientes com esclerose múltipla
Stéfany Vitor Ferreira de Souza, Thaís Bandeira Riesco.
Resumen
Introdução: A esclerose múltipla é uma doença crônica e autoimune que afeta a substância branca do sistema nervoso central. Objetivo: Identificar a contribuição que a fisioterapia pode proporcionar para os pacientes com esclerose múltipla. Metodologia: O estudo de revisão integrativa da literatura foi realizado com documentos dos anos de 1993 a 2019, nos idiomas inglês e português. A coleta de dados foi feita no Lilacs, SciELO, Medline e NCBI. Resultados: A fisioterapia apresentou melhora na força muscular, no equilíbrio, na amplitude de movimento, no condicionamento cardiorrespiratório e na prevenção de sequelas deixadas pela doença, contribuindo na diminuição dos sinais e sintomas como: o cansaço, a fraqueza muscular, com isto colaborando para a qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: A fisioterapia de acordo com o estudo se mostrou importante no tratamento de pacientes com esclerose múltipla, que apresentaram melhora nos principais sintomas e ainda controle dos surtos.
Palavras-chave: Doenças do sistema nervoso central. Esclerose Múltipla. Fisioterapia.
Derechos de autor 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.