Perfil da Epidemiologia da Meningite no Estado do Tocantins entre 2010 e 2020

Ada Letícia Gomes Pires da Fonseca, Maria Eduarda Cirqueira Brito, José Fernando e Silva Pereira Franco, Daiene Isabel da Silva Lopes.

Resumo

A meningite é um grave problema de saúde pública pela sua magnitude, seu potencial de transmissão, patogenicidade e relevância social. A clínica varia de acordo com a idade do paciente e a duração da doença, e se caracteriza por sintomas inespecíficos. O objetivo desse trabalho é traçar o perfil da epidemiologia da meningite no Tocantins entre 2010 e 2020, com o intuito de evidenciar fatores de risco que favorecem o padrão epidêmico da patologia, qual as microrregiões que precisam de maior atenção e o padrão diagnóstico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho clínico-epidemiológico, com método de estudo transversal retrospectivo. O instrumento de coleta de dados utilizado para esta pesquisa foi o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para fundamentação teórica, foram utilizados dados de artigos científicos recolhidos nas plataformas Scielo, Pubmed e Uptodate. O presente estudo observa que os casos são mais recorrentes na faixa etária de 20 a 39 anos, com prevalência do sexo masculino e da etiologia viral da doença. O principal método diagnóstico utilizado é o clínico, e ao pensar em confirmação laboratorial, a cultura está em destaque. Desse modo, é necessário a formulação de políticas públicas, bem como fortalecimento das já existentes.

Palavras-chave: Meningite. Epidemiologia. Saúde. Etiologia. Perfil.

Biografia do Autor

Ada Letícia Gomes Pires da Fonseca, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Acadêmica de medicina; Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Maria Eduarda Cirqueira Brito, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Acadêmica de medicina; Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

José Fernando e Silva Pereira Franco, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Médico; Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.

Daiene Isabel da Silva Lopes, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Médica veterinária pela Universidade Federal do Tocantins; professora do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Publicado
2021-09-13