Perfil da Epidemiologia da Meningite no Estado do Tocantins entre 2010 e 2020
Ada Letícia Gomes Pires da Fonseca, Maria Eduarda Cirqueira Brito, José Fernando e Silva Pereira Franco, Daiene Isabel da Silva Lopes.
Resumo
A meningite é um grave problema de saúde pública pela sua magnitude, seu potencial de transmissão, patogenicidade e relevância social. A clínica varia de acordo com a idade do paciente e a duração da doença, e se caracteriza por sintomas inespecíficos. O objetivo desse trabalho é traçar o perfil da epidemiologia da meningite no Tocantins entre 2010 e 2020, com o intuito de evidenciar fatores de risco que favorecem o padrão epidêmico da patologia, qual as microrregiões que precisam de maior atenção e o padrão diagnóstico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho clínico-epidemiológico, com método de estudo transversal retrospectivo. O instrumento de coleta de dados utilizado para esta pesquisa foi o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para fundamentação teórica, foram utilizados dados de artigos científicos recolhidos nas plataformas Scielo, Pubmed e Uptodate. O presente estudo observa que os casos são mais recorrentes na faixa etária de 20 a 39 anos, com prevalência do sexo masculino e da etiologia viral da doença. O principal método diagnóstico utilizado é o clínico, e ao pensar em confirmação laboratorial, a cultura está em destaque. Desse modo, é necessário a formulação de políticas públicas, bem como fortalecimento das já existentes.
Palavras-chave: Meningite. Epidemiologia. Saúde. Etiologia. Perfil.
Copyright (c) 2021 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.