Nocicepção térmica em Ratos Tratados com Polpa e Extrato Etanólico de Noni (Morinda citrifolia L.).
Bruna Teixeira Vidal, Priscila Drudi dos Santos, Halbannara Louyse de Pádua Teixeira, Wataro Nelson Ogawa, Katienne Brito Marcelino.
Resumen
O tratamento para alívio de dores tem foco principal no uso de medicamentos antinociceptivas, porém o acervo atual de fármacos não é suficiente e muitos apresentam efeitos colaterais e reações adversas que levam a impossibilidade do seu uso crônico. Com base nessa problemática,esse artigo objetiva avaliar um suposto efeito antinociceptivo da Morinda citrifolia L em ratos utilisando ensaios de placa quente (PQ), avaliando o tempo de latência (TL) nos grupos: controle (C); extrato etanólico da polpa (EEP) do noni; extrato da polpa (EP) in natura do noni; ácido ascórbico (AA); diazepam (D); morfina (M) e a associação diazepam-morfina (DM). Nos experimentos pós-30 min com EEP e EP, houve aumento parcial no TL com EEP igual ao observado pós-20 min com EP. No intervalo de 30 a 40 min, ocorreu moderada tolerância ao estímulo térmico com EP que declinou após 40 min, evidenciando tendência antinociceptiva. O grupo AA mostrou efeito nociceptivo durante os primeiros 30 min e aos 40 min mostrou efeito semelhante ao EP neste mesmo tempo, indicando uma moderada ação antinociceptiva. Os resultados sugerem tendência de que ambos EEP e EP possuem efeitos antinociceptivos, embora não significativos, quando comparados ao C, tendo o EP esse efeito pouco mais acentuado
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.