Distribuição Espacial do Sarampo e Seus Fatores Sociodemográficos e de Políticas Públicas no Município de Parauapebas, Pará, Brasil
Margareth Estumano Pompeu, Nelson Veiga Gonçalves, Bruna Costa Souza, Alder Mourão de Sousa, Mickaell Gross Santos Silva, Ather Barbosa Figueiredo, Dhatilane Merlyn Alves Mergulhão, Claudia do Socorro Carvalho Miranda
Resumen
O sarampo é um grave problema de saúde pública e está relacionada às diferentes características socioeconômicas e de políticas públicas no território brasileiro. Assim, este estudo objetivou analisar a distribuição espacial do sarampo e sua relação com variáveis sociodemográficas e de políticas públicas, no município de Parauapebas, no ano de 2020. Neste trabalho descritivo e transversal os dados epidemiológicos e sobre as Unidades Básicas de Saúde foram obtidos na Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, os dados demográficos e cartográficos nas bases de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise da distribuição espacial dos casos foi realizada através da técnica de kernel, utilizando software Arcgis 10.5. Foram confirmados 80 casos de sarampo. O surto ocorreu no período chuvoso. O perfil epidemiológico mostrou que o maior percentual da doença ocorreu em crianças menores de 1 ano. A distribuição dos casos ocorreu de forma não homogênea nos bairros do município com maior densidade de casos da doença em áreas socialmente vulneráveis. Houve uma recorrência do sarampo no município de Parauapebas no período que corresponde ao da pandemia da Covid-19, mostrando que a doença continua sendo uma ameaça ao sistema de saúde brasileiro.
Palavras-chave: Sarampo. Epidemiologia. Análise Espacial. Saúde Pública.
Derechos de autor 2022 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.