Qualidade de vida em servidores administrativos: uma revisão integrativa da literatura

Andressa Saraiva Castilho, Vinicius Lopes Marinho, Jeann Bruno Ferreira da Silva.

Resumen

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’’ A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade, e isso se deve a associação entre saúde e QV, sendo considerado até como termos sinônimos, porém este é um termo mais amplo que envolve não só saúde, mas também um bem-estar físico, mental e social. Deste modo a pesquisa teve como objetivo Investigar os aspectos em relação a  qualidade de vida de qualidade de vida em colaboradores técnico-administrativos. Tratou-se de uma Revisão integrativa de literatura, realizada entre os meses de agosto a outubro deste ano. Verificou-se um aumento gradativo no número de produções e que as mesmas estavam relacionadas a percepção dos servidores sobre sua qualidade de vida, a mensuração da mesma através de instrumentos específicos e a mensuração da efetividade de programas de promoção da qualidade de vida nesta população.

Biografía del autor/a

Vinicius Lopes Marinho, Universidade de Gurupi

Psicólogo, Mestre em Ciências da  Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi

Psicólogo pela Universidade de Gurupi – UnirG. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins – UFT

Publicado
2022-12-01