Intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho no Estado do Tocantins, 2010-2020
Gustavo da Silva Farias, Hewerthon Medrado Ribeiro, Rodrigo Vargas Barbosa Caldeira, Frederico Ricardo de Souza Leão.
Resumen
Introdução: As intoxicações exógenas são manifestações danosas ao indivíduo devido a inalação, ingestão ou absorção pela pele de substâncias tóxicas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2015, as intoxicações não intencionais foram associadas a 108 mil óbitos; o estudo buscou investigar o impacto dessa problemática na saúde do trabalhador tocantinense. Objetivos: Descrever o panorama das intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho no Estado do Tocantins, bem como as principais causas de intoxicação e os perfis populacionais mais envolvidos. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo de abordagem quantitativa com bases nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Resultados: O Estado do Tocantins registrou 1405 casos de intoxicação exógena relacionados ao trabalho entre 2010-2020. Demograficamente, o grupo mais afetado é o de homens pardos e jovens. A taxa de letalidade foi de 0,35%, somados aos 4,84 % dos indivíduos que tiveram sequelas após a intoxicação. Diversos agrotóxicos responderam por mais da metade dos casos de intoxicação no trabalho. Conclusão: Devido a letalidade, alta incidência e potencial para produzir sequelas duradouras, as intoxicações exógenas demonstram relevância epidemiológica para a saúde do trabalhador no Tocantins.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.