A implementação do Programa Brasil Sorridente na especialidade da Ortodontia no Sistema Único de Saúde: uma revisão sistemática
Roberta Watanabe; Sabrinne Gomes Barbosa; Pammalla Ribeiro da Conceição Ferreira
Resumen
Promover cuidados ortodônticos, sejam eles preventivos e/ou interceptativos, consiste em uma estratégia de garantir a saúde física e psicológica, principalmente de crianças e adolescentes. É nesse ponto que há necessidade de melhora desses cuidados no âmbito da saúde pública, visando promover o bem-estar tanto funcional quanto estético para o paciente da rede pública de saúde. Ocorre que é evidente constatar que a Ortodontia ainda não encontrou espaço sólido nesses locais. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo apresentar a importância que a Ortodontia possui para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso buscou avaliar a implementação do Programa Brasil Sorridente na especialidade da Ortodontia no SUS. Na metodologia foi realizado um estudo de revisão sistemática baseado nas bases de dados periódicos, Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e PubMed, cujo recorte temporal se deu entre os anos de 2018 a 2022, resultando em 20 estudos coletados, analisados e discutidos nessa pesquisa. Nos resultados ficou claro constatar que a implementação efetiva das ações de ortodontia no SUS reduz os índices de má oclusão dentária no Brasil e possibilita acesso a tratamentos a pessoas mais carentes e necessitadas.
Derechos de autor 2023 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.